Pages

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vai levando: Debate na TV Jangadeiro

Cenário descente, bem iluminado, apresentador experiente e seguro, melhor distribuição do tempo e algumas inovações tornaram esse um dos mais dinâmicos debates que eu assisti na TV para a escolha do novo alcaide de Fortaleza, apesar do terrível horário escolhido: 22:30h, com uma boa parte da população, imagino eu, já no segundo e implacável sono...

Primeiro bloco: partindo de imediato para as perguntas de candidato para candidato, sem o blá-blá-blá desnecessário de apresentações, foram bons minutos de perguntas e respostas, algumas pontuais, outras bobinhas, apesar de lá estarem (novamente!) uma bíblia sendo exibida na tela, com direito a apelo aos que já morreram e uma deselegância, total falta de educação de alguns candidatos que interrompiam a fala de quem já estava respondendo, atos punidos pelo apresentador com tempo extra, quando deveria mesmo era terem sido punidos com mais rigor ainda! Quem não possui a civilidade de deixar um adversário falar livremente, não merecerá jamais o meu voto!

Segundo bloco: Perguntas ao vivo formuladas por professores e alunos? Genial! E com direito de réplica? Excelente idéia! Já começava assim o melhor bloco de todo o debate, com perguntas diretas e bem formuladas, colocando alguns candidatos em situações que eles próprios não imaginavam. Espero que o dinamismo desse bloco torne-se padrão para os futuros debates e que seja ainda mais aprimorado, talvez com um tempo ainda maior.

Terceiro bloco: O mais fraco de todos, onde sobraram acusações, xingamentos (mentiroso pra cá, mentirosa pra lá...), milhões de cruzeiros desperdiçados? ou de reais? e nos poucas idéias de projetos sugeridos, ninguém falou sobre a redução do ISS, que gira em torno de 5%, quando cidades como Recife, recolhem apenas 2%, incentivando assim o mercado local. O bloco se perdeu com mais brigas ao final. Lamentável.

Quarto bloco: Volta do blá-blá-blá, as tais "considerações finais" de cada candidato, recheadas das eternas palavras e frases de efeito. Sinceramente, sempre desejei que esse tipo de bloco fosse extinto, por não contribuir em nada para quem vai votar daqui a exatos 3 dias.

E assim terminou o último debate na TV aberta local (ao menos, no 1º turno) e, tal qual como a chuva que caiu nas primeiras horas de nossa capital, mudando um pouco o escaldante dia-a-dia, o debate mudou um pouco a forma de se pensar e fazer debates na TV, com a adição de um interessante e bem pensado segundo bloco dos mais interessantes. Parabéns a todos da TV Jangadeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) visitante: Esse blog sempre incentivará o debate dos tópicos abordados e está aberto a todo tipo de opinião mas não aceita, sob nenhuma hipótese, ofensas ou outras formas não-civilizadas de argumentação. Serão apagados imediatamente, todos os comentários contendo insultos, difamação, manifestações de ódio e/ou preconceito.