Pages

segunda-feira, 11 de maio de 2009

É que a televisão me deixou burro muito burro demais

Anunciada com o tradicional estardalhaço provinciano de sempre, Fortaleza se tornou oficialmente a 18º cidade brasileira em que a TV Digital chegou, carente e banguela, similar a uma parte da população. É risível ver algo assim sendo alardeado como revolução tecnológica quando o que se vende, na prática, é apenas a melhoria da imagem e do som. Interatividade? Espere. Você não esperou até agora? Então espere mais. É claro que eu sei que você já comprou antes de todo mundo uma linda TV FULL HD de 50 polegadas, fininha como a chuva que molha nossas manhãs, avisou todos os seus amigos, promoveu uma festança e dizia em alto e bom som para quem chegava em sua casa: "Tira a sandália que tu pisas, porque a terra aqui é santa! Eu tenho o sinal digital!". Mas então, entre comes e bebes, alguém pergunta: "Gostei da imagem e do som, mas... e a interatividade?" Chôro e ranger de dentes. A interatividade está em fase de testes e testes esses experimentais. Mas para quê se lastimar, se a imagem e o som melhoraram? Comemore, fortalezense! Você faz parte desse momento histórico!


Era fevereiro de 2008 quando eu dei uma entrevista para o Leonardo Fontes em seu blog e umas das perguntas era o que eu esperava da TV Digital no Brasil. Confirmei a data com ele a pouco, em uma rápida conversa via Skype. Respondi na época que, da forma como estava sendo proposta, eu não esperava nada da TV Digital porque a interatividade, o filé mignon, o que de fato valeria a pena pagar o preço, não seria servido. Eis que o banquete é agora posto a mesa um ano depois e nada do filé, nem do contra-filé e nem mesmo da maminha. Interativade na TV Digital é só uma bela promessa. E até lá vão querer empurrar, em ritmo de conta-gotas, só o básico do básico, algo bem diferente do que já poderíamos ter hoje! E isso, amigo, em pleno século 21 é algo revoltante!

A televisão brasileira, com raras exceções, sempre nos deixou e continua nos deixando burros demais. Agora, resolveram ampliar isso. Além de burro, fazem você de palhaço, só que em alta definição. E ainda te vendem a fantasia. Você vai vestir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) visitante: Esse blog sempre incentivará o debate dos tópicos abordados e está aberto a todo tipo de opinião mas não aceita, sob nenhuma hipótese, ofensas ou outras formas não-civilizadas de argumentação. Serão apagados imediatamente, todos os comentários contendo insultos, difamação, manifestações de ódio e/ou preconceito.